sexta-feira, 12 de outubro de 2007

300 de Esparta - Resistência Grega contra os Persas

Vale a pena ver o filme baseados em um evento particularmente marcante como a resistência dos gregos à invasão persa no século 5 a.C. Afinal, nada menos que a civilização ocidental estava em jogo. Um filme de 1962, "Os 300 de Esparta" ("The 300 Spartans") conta a heróica defesa do desfiladeiro de Termópilas pelos gregos comandados pelo rei espartano Leônidas. O filme foi influenciado por sua época, que vivia a Guerra Fria entre o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e o mundo socialista liderado pela União Soviética, o "leste" europeu. O despotismo oriental do rei persa Xerxes era associado com o comunismo, e os antigos gregos personificavam a democracia ocidental.

300 é um filme baseado na banda desenhada homónima de Frank Miller sobre a Batalha de Termópilas. Trata-se de um filme com vários estilos cinematográficos evidenciando-se a animação ao estilo de uma banda desenhada. Aliás, grande parte do filme foi realizado com Chroma key. O director e produtor do filme é Zack Snyder com Frank Miller como produtor executivo e consultor. Filmando com cenas 3D, o filme teve um orçamento de 60 milhões de dólaresO filme estreiou nos cinemas americanos a 9 de Março de 2007, no Brasil a 30 de Março.
300 passa a imagem da liberdade como era exigida na grécia antiga e como é importante a união e a garra, sendo que um exército de 300 homens precisariam batalhar com um exército com milhares de guerreiros.

Fonte: Revista Galileu e Wikipedia

Nenhum comentário: