sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Ceticismo, Sensatez ou Conveniência ?

Tenho percebido um número crescente de céticos e ateus questionando tópicos no orkut, que sugerem o sobrenatural ou pressupõem a existência de Deus.
Alguns deles são muito bem embasados cientificamente. Outros nem tanto.O fato é que, ao observar a síndrome quase generalizada de racionalismo neo-iluminista, questiono o motivo de tanta ojeriza ao espiritualismo.

A humanidade estaria mais crítica, buscando fatos palpáveis? Ou buscando conveniência na não-existência de um Deus que a todos vê e a todos julga?Até que ponto o cético realmente buscam a verdade? Até que ponto o ceticismo busca o juízo dos fatos à luz da razão? Até que ponto o ceticismo, no calor de um debate, distancia-se de uma religião fanática?O cético costuma dizer: "se Deus existe, então prove".

Mas até que ponto ele seria capaz de reconhecer o sobrenatural, quando comprovado? Não seria o ceticismo uma espécie de anti-religião tão fundamentalista quanto as opositoras?Até que ponto é conveniente ser cético?"Se Deus não existe, então tudo é permitido..." E se eles existem amigos todos estamos f...

Nenhum comentário: