segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O que é um Jacaré ? Papo Amarelo e Açu ... !

Os jacarés ou aligatores são répteis da família Alligatoridae da ordem Crocodylia. São parecidos com os crocodilos, se distinguem pela cabeça mais curta e larga. O jacaré-açu (Melanosuchus niger) espécie exclusiva da América do Sul. Conhecido como jacaré negro, é um predador de topo de cadeia alimentar; podem predar qualquer animal de seu habitat inclusive outros predadores de topo se forem surpreedido por esse animal (onças, pumas, anacondas) normalmente ele se alimenta de pequenos animais, tartarugas, peixes, capivaras e veados.

Esteve à beira da extinção devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne. Atualmente encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. Maior espécie de jacaré, com tamanho médio de 3,5 metros e mais de 300 kg. Encontrados exemplares com mais de 5,5 metros de comprimento e possivelmente 1/2 tonelada de peso. Os jacarés atacam o homem quando sentem que seu ninho está ameaçado. Os filhotes, após aproximadamente 80 dias, nascem parecidos com os pais, porém com 25 cm de comprimento. Chegam à fase adulta aos cinco anos de idade onde terá aproximadamente 1,8m de comprimento.

O Jacaré-de-Papo Amarelo (Caiman latirostris) faz parte da exuberante fauna das florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, com suas lagoas, lagos e rios. Sua presença representa, ao contrário do que muitos pensam, uma contribuição eficaz para o aumento da população de peixes nos corpos d'água, já que suas fezes servem de adubo para o desenvolvimento de fitoplancton, que é utilizado como alimento por diversas espécies de peixes. Vida quase que exclusivamente aquática. Sai para caçar principalmente à noite e, durante parte do dia, forma grupos, para tomar sol. Réptil contemporâneo dos grandes dinossauros que habitavam a Terra há milhões de anos, conseguiu sobreviver às grandes transformações do planeta. Mas não resistiu à ação do homem "civilizado", estando hoje incluído na lista dos animais ameaçados de extinção (IBAMA). Sua extinção deve-se principalmente à destruição do seu habitat e à poluição dos rios.

Nenhum comentário: